Notícias atrasadas e Nova Pála

Pessoas queridas, sei que alguns podem pensar que eu voltei a postar no blog depois de… (algum tempo) porque voltei a ficar mal, com o joelho bichado, etc. Pois eu digo que é exatamente o contrário: voltei a postar porque estou me sentindo cada dia melhor, apesar de estar com o joelho bichado novamente.

Muitas coisas aconteceram neste tempo que eu fiquei, digamos, afastada. Vou numerar pra ficar mais fácil:

1. Sobre minha recuperação após a cirurgia, em janeiro de 2011

– Fiquei de cama +/- um mês após a cirurgia, fazendo fisioterapia lá no Hospital dos acidentados em Goiânia;
– Voltei pra Brasília e comecei a hidroterapia com minha fisioterapeuta, o que demorou por volta de uns 5 meses… contando as faltas e que eram 2x por semana apenas…
– Depois fiz um tempo de fisioterapia em um local por plano de saúde… definitivamente não foi legal… muita gente, poucos profissionais, sabem como é…
– Então chamei minha personal trainer pra começar o fortalecimento dos músculos pra valer. Fazíamos mais exercício pro resto do corpo do que para as pernas, eu ainda estava com muito medo. Minhas costas estavam um bagaço essa época, porque eu ficava muito tempo deitada…
– Decidimos que eu iria fazer os exercícios de perna com a fisioterapeuta (porque consideramos mais seguro) e para o resto do corpo eu continuaria com a personal… Só aí já foram uns 9 meses… rs
–  Eis que finalmente no final do ano de 2011, lá pra outubro a fisioterapeuta e o ortopedista que me acompanha em Brasília, o Dr. Aloísio Bonavides Jr, me liberaram para começar a fazer academia. Então eu comecei com a supervisão da fisioterapeuta. Quem me conhece já disse logo que não ia durar muito, devido à minha incrível afinidade com maromba e  esportes em geral. E realmente não durou muito… mas não por causa disso. Chegou dezembro, a academia entrou em recesso, mudou os horários e eu não consegui adaptar minha agenda, já que a esta altura eu já estava quase voltando ao meu ritmo de vida normal.
– Muito panetone depois… (mentira, não ganhei nem unzinho sequer – a magoada) chegou fevereiro, carnaval… e eu nada de voltar pros exercícios. Talvez eu tenha me sentido feliz e poderosa demais porque estava conseguindo andar “deboa”, fazer coisas que eu fazia antes das pálas e meio que toquei o  “foda-se”. Foi aí que as coisas começaram a andar para trás.
– Em março de 2012 eu comecei a natação, pois precisava urgentemente de um exercício físico. E que fique bem claro que eu comecei. Isso não quer dizer que eu continuei… Sim, cada hora eu arrumava um motivo novo pra não ir, repetindo os mesmo erros de antes. E o pior é que eu me sentia super bem quando eu ia… o que mata de verdade é a preguiça de trocar de roupa, ir até lah…. depois lavar o cabelo, tratar o cabelo… aff… que infortúnio. Preguiça só de pensar. Mas na água era tão bom… renovava as energias, conseguia até dormir melhor.

Isso nos leva à segunda parte do post…

2. Nova Pála, que alegria…

Desta vez não houve UM fator que desencadeou a crise, mas sim vários prováveis.  Apresentarei uma sucessão de fatos possíveis, baseados em conversas com diversos médicos.  Pois bem, tudo começou com uma leve depressão depois de um evento traumático no começo de março/12. Normal; faço terapia, tomo uns remedinho… tudo bem. Mas eu não melhorei, não voltei à natação, não dormia bem, não comia bem, não tinha vontade de fazer absolutamente nada. O sistema imunológico baixou muito e eu peguei uma sinusite braba. Sim, o joelho já estava dando umas pontadinhas de leve, mas nada que me deixasse preocupada. O problema é que pra tratar sinusite, eu geralmente preciso tomar corticóides fortes, dae já viu… basta se lembrar de uma das pálas em que o corticóide + o desmame errado do mesmo fizeram o estrago sozinhos. Desta vez eu usei direitinho, parei de usar da forma correta, não havia motivos pra me preocupar com isso. Aconteceu que simplesmente quando eu estou quase curada da sinusite o joelho volta a doer loucamente, como se não houvesse amanhã. Eu dormi de mal jeito também, de bruços e pressionando demais a patela, isso pode ter ajudado muito.

Resumidamente é isso: eu voltei a lembrar que tenho um joelho de cristal, coisa que infelizmente eu não vou poder esquecer nunca mais.

Neste exato momento faz 3 dias que larguei a bengala e o andador e comecei a andar dobrando a perna. Apesar de tudo, estou feliz porque desta vez a pála durou apenas 2 semanas. Antes da cirurgia, demorava até um mês e meio pro organismo reabsorver o derrame. Agora é promessa pública, podem me cobrar: assim que o joelho estiver em condições, volto pra natação e levo a sério! Tomara que isso seja semana que vem!

Ah, outra coisa que estou fazendo há um mês e já estou vendo resultados ótimos é acupuntura. Lógico que não dá pra espetar agulha direto no hemangioma, mas nos outros pontos do corpo ajuda muito em diversos sentidos, estou me sentindo bem melhor. O detalhe é que eu já tinha feito com vários profissionais de plano de saúde e nunca tinha sentido nenhuma melhora. Desta vez, o tratamento é particular e personalíssimo, com um profissional interessado na melhora do paciente de verdade, o Henrique. Colocarei o contato dele na lista do blog, esse eu recomendo mesmo.

Beijo enorme a todos os apoiadores que ficaram sem notícias por tanto tempo.

Vamo que vamo!

Explore posts in the same categories: Dia-a-dia, Notícias

2 Comentários em “Notícias atrasadas e Nova Pála”


  1. Muito boa sua partilha!!!! preciso urgentemente fazer natação, um esporte!!! vc está me dando coragem!!! um abração. Postei hj suas medalhinhas!!! bj

    • Luana Says:

      Brigada, Patrícia! Preciso urgente voltar a nadar… a preguiça é a pior inimiga do meu joelho, rs!
      Vou falar da nossa conversa no próximo post =D
      Obrigadíssima pelas medalhinhas! Bjs!


Deixe uma resposta

